FCF promove Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes.

Arbitragem Friday, 22 March 2019

FCF promove Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes.

 

FCF promove Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes.

A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Arbitragem e contanto com apoio da Confederação Brasileira de Futebol, promove a partir do próximo dia 21 de março o primeiro Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes. A primeira edição será destinada aos árbitros e assistentes da Região Sul e será em Criciúma, no Tri Hotel.  

Com a realização dos seminários a FCF pretende qualificar 226 integrantes do quadro catarinense de arbitragem, entre árbitros e assistentes, através do programa de atualização continuada, que visa a uniformização de critérios. O programa de atualização, qualificação e treinamento será oferecido para os integrantes do quadro catarinense em cinco regiões: Sul, Grande Florianópolis, Oeste, Vale do Itajaí e Norte. Cada edição do seminário terá programação de três dias de atividades. A metodologia e a carga horária foi executada conforme orientações da CBF e FIFA.   

No  seminário serão apresentadas as diretrizes técnicas que norteiam as decisões da arbitragem, seja no aspecto técnico, disciplinar e controle de jogo. Na parte teórica as atividades utilizam dinâmicas de videotestes, análises de vídeos de lances ajustados com foco para as regras 11 e 12, atualização de regras, posicionamento e área penal e trabalho em equipe. Já na atividade prática serão executados trabalhos em campo visando o controle da área penal, impedimento e trabalho em equipe.

Segundo o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins, a promoção do seminário é fundamental no processo de padronização dos critérios. — É o método aplicado pela CBF e pela FIFA para atingirmos a padronização dos critérios, que segue sendo o grande desafio da arbitragem, precisamos atualizar sistematicamente todos os integrantes do quadro catarinense em busca de aperfeiçoamento, destacou.

Confira as datas e locais dos quatro seminários:
Região Sul – Criciúma: 21, 22, 23 de março 
Região Grande Florianópolis – Florianópolis: 04, 05 e 06 de abril
Região Oeste – Chapecó: 02, 03 e 04 de maio
Região Vale do Itajaí – Balneário Camboriú: 09, 10 e 11 de maio
Região Norte – A definir  

Topo